Programação e Sistemas de Informação - Paulo Capela Marques
(PSIPauloMarques)

A disciplina de Programação e Sistemas de Informação, vulgarmente designada por PSI, integra a componente de formação técnica dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de técnicas de programação e desenvolvimento de sistemas informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área.

Este programa resulta do ajustamento do programa existente das disciplinas de programação e base de dados dos antigos cursos, integrando-as numa só é garantindo aos alunos uma formação específica na área da concepção, programação e manutenção de sistemas de informação, bem como uma formação sólida nas técnicas fundamentais de programação. Apresenta-se estruturado em 19 módulos, com competências terminais bem definidas relativamente a cada uma das técnicas de aplicação transversal consideradas, o que facilita aprendizagens sectoriais e independentes.
Existe, assim, a possibilidade de diversificar a aprendizagem das ferramentas e das técnicas entre os diversos grupos, bem como fazer opções em função das características e saberes prévios do conjunto dos alunos. Acresce ainda que se potencia a transferência da aprendizagem e respectiva avaliação, verificando se o aluno é capaz ou não de usar os saberes adquiridos em cada módulo, mas também, se sabe projectar essa utilização para além desses conteúdos estritos, criando modelos e produtos coerentes e consequentes.